29 junho 2016

001-As Últimas Instruções de Jesus aos Seus Discípulos - Atos dos Apóstolos Lição 01 [Pr Afonso Chaves]28jun2016


MP3 PARA DOWNLOADS

Lição 1:
As Últimas Instruções de Jesus aos Seus Discípulos 

Texto Áureo: 
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8). 

Leitura Bíblica: Atos 1.1-11 

Introdução 
Neste trimestre, estudaremos o livro de Atos dos Apóstolos a partir de uma perspectiva evangelística. O livro faz um relato histórico do avanço triunfante do Evangelho e do crescimento da igreja de Cristo pelo mundo. 
A evangelização ocorre inicialmente em Jerusalém (capítulos 1 a 7), se expande para a Judeia e Samaria (8-11), alcança a Síria, Ásia Menor, Grécia e Europa (13-20) e, por fim, a capital do Império Romano (27 e 28). 
O avanço do Evangelho acontece motivado por intensa oposição e perseguição, mas cumprindo o propósito de Deus, que era tornar a mensagem universal – deixando de estar restrito ao povo judeu e alcançando as nações gentílicas. 

I – Aspectos gerais sobre o Livro, o Autor e sua Mensagem (1.1-3) 
O Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos formam um livro em duas partes, sendo este último a continuação do primeiro. 
Os versos 1 a 3 servem como elo entre a narrativa evangelística da vida e ministério de Jesus e o relato histórico da expansão da igreja. 
Atos foi escrito por volta do ano 63 d.C., e sua autoria é atribuída a Lucas, cuja origem é gentílica e que foi companheiro e colaborador do apóstolo Paulo; era chamado de “o médico amado” (Cl 4.14; 2 Tm 4.11). 
Os escritos de Lucas foram dedicados a Teófilo (Lc 1.3 e At 1.1). 
O que Lucas escreve não era nenhum segredo, reservado apenas aos fieis; pelo contrário, era acessível mesmo àqueles que fossem alheios à tradição cristã e à exposição lucana, quer cressem ou não. 
Trata-se de fatos que se deram “entre nós” (Lc 1.1), logo, de pleno domínio público (At 2.22; 10.37; 26.26). 
A narração de Lucas sobre esses acontecimentos é seletiva, ordenada, minuciosa e mostra uma única verdade. 
Lucas buscou essas informações de testemunhas oculares e ministros da palavra (Lc 1.2). 
Ao utilizar os pronomes “nós” e “nos”, o próprio evangelista também se inclui como testemunha ocular (At 16.16; 21.17, 18). 
Observam-se ainda alguns aspectos que marcam o livro de Atos: a origem e o poder da igreja e a verdadeira natureza de sua missão, juntamente com os princípios que devem norteá-la em todas as gerações; a atuação do Espírito Santo; o modelo de pregação da igreja primitiva, demonstrada pelos discursos de Pedro, Estevão, Tiago e Paulo, cujo enfoque é Jesus Cristo; a constância da igreja nas orações; as manifestações de sinais, milagres e maravilhas; as constantes perseguições religiosas; a propagação do Evangelho entre os judeus, e posteriormente, aos gentios; e o triunfo do Evangelho sobre todas as coisas. 

II – Aguardando a Promessa do Espírito Santo (1.4-8)
Esta seção trata da promessa do Espírito Santo. Lucas relata que, depois de Jesus estar com seus discípulos, e antes de ascender aos céus, após instruí-los acerca do Reino de Deus, ordenou que não se ausentassem de Jerusalém, mas esperassem o cumprimento da promessa de Deus, o derramar e o batismo com o Espírito Santo (Jo 14.16-17). 
Esta promessa os capacitaria a proclamar, sem temor e com ousadia, a palavra de Deus e testemunhar a ressurreição de Jesus Cristo (“ser-me-eis testemunhas”). 
Nota-se que em Atos o poder da igreja está na atuação do Espírito Santo, que foi a provisão de Deus para capacitá-la a testemunhar a ressurreição de Cristo e anunciar o Evangelho (At 1.8; 2.32; 5.32; 10.39; 22.15). 

III – A Ascensão de Jesus (1.9-11) 
Lucas é o único evangelista que descreve a ascensão de Jesus. Ele conclui seu evangelho com um breve relato do acontecimento (Lc 24.50-53), volta ao assunto no começo do primeiro capítulo de Atos (1.2) e apresenta um registro mais detalhado mais adiante no mesmo capítulo (vv. 9 a 11). 
A ascensão é o evento no qual Jesus é “elevado às alturas”, ou seja, “aos céus”. 
Deus, o Pai, é o agente que levou Jesus de volta aos céus. 
Este acontecimento histórico ocorreu em Betânia, no monte das Oliveiras, no quadragésimo dia após a Páscoa e dez dias antes de Pentecostes. 
Lucas retrata a ascensão a partir da perspectiva dos discípulos. 
Os onze estão testemunhando a ascensão de Jesus da terra ao céu. 
Devem dar-se conta de que as visitas periódicas do Cristo ressurreto cessaram com a sua ascensão, o que marca o fim do tempo em que ele esteve fisicamente presente com os seus seguidores. 
Sua tarefa na terra terminou. 
Ele deixou esse cenário terreno e retornou à Sua glória celestial. 
Os apóstolos se alegraram com esse evento, e os cristãos também devem se alegrar, pelas seguintes razões: a entrada de Jesus no céu com um corpo humano glorificado é nossa segurança de que nós seremos igualmente glorificados; 
Cristo Jesus, à destra de Deus, é nosso Advogado para defender nossa causa; a vitória da igreja está em Cristo entronizado, o Senhor, que recebe do Pai o governo deste mundo; por fim, a esperança da igreja está no aguardo da segunda vinda de Jesus Cristo em glória. 

Conclusão 
Através de todo o livro se percebe como teve início a obra, seu desenvolvimento e a expectativa de seu término. 
Aqueles dois varões vestidos de branco disseram aos discípulos: “Varões galileus, esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (1.11). 
O evangelho tem chegado até aos confins da terra com o mesmo poder. 
Que o estudo deste livro seja um despertamento para muitos para o envolvimento com a evangelização, afinal a obra ainda não acabou.

PARA USO DO PROFESSOR


AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário