06 julho 2016

002-O Derramar do Espírito Santo - Atos dos Apóstolos Lição 02 [Pr Afonso Chaves]05jul2016

MP3 PARA DOWNLOADS
Lição 2: 
O Derramar do Espírito Santo 

Texto Áureo:
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38)

Leitura Bíblica: Atos 2.1-13 

Introdução
Na lição anterior, estudamos as últimas recomendações de Jesus aos seus discípulos. Jesus ordenou-lhes que ficassem em Jerusalém, e esperassem a promessa do Espírito Santo, e, em seguida, testemunhassem a Sua ressurreição (“ser-me-eis testemunhas”).
Em resposta à ordem de Jesus, os discípulos voltaram a Jerusalém, e se reuniram no cenáculo, aguardando o cumprimento da promessa.
Hoje, trataremos dos fatos que ocorreram no dia de Pentecostes, e que abalaram a cidade de Jerusalém.
Comentaremos o derramar do Espírito Santo, a eficácia da mensagem de Pedro e os resultados obtidos de sua pregação, a maravilhosa colheita realizada pela igreja em Jerusalém.

I – O Cumprimento da Promessa (2.1-13) 
Lucas narra que o cumprimento da promessa, o derramar do Espírito Santo, se dá no dia da festa judaica da colheita, denominada como “Pentecostes”. Os discípulos do Senhor (cerca de 120 pessoas) estavam reunidos no cenáculo, em oração e súplicas.
De maneira inesperada, ouviu-se um som que vinha do céu, semelhante a “um vento veemente e impetuoso”, e os presentes viram “línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles”.
Em seguida, Lucas conclui: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (vv. 1-4). No momento do ocorrido, estavam em Jerusalém judeus piedosos, vindos de inúmeras nações do mundo.
Ao ouvir o som da manifestação do Espírito Santo, uma multidão se ajuntou; estavam perplexos e maravilhados, sem entender o que estava acontecendo, pois “cada um os ouvia falar na sua própria língua” e “falavam das grandezas de Deus” (vv. 5-8, 11).
Lucas ressalta que as pessoas que testemunharam o derramar do Espírito Santo eram provenientes de quinze nações. Isto mostra que a salvação de Deus não estava restrita apenas à nação israelita, mas a oferta era também aos de longe (gentios), às nações do mundo pagão. Isto mostra que a missão dos discípulos, a proclamação do Evangelho, só estava começando e que alcançaria as extremidades da terra (vv. 9-13).

II – O Sermão do Apóstolo Pedro (2.14-36) 
Diante da admiração da multidão, e da incredulidade de alguns, o apóstolo Pedro tomou a palavra e esclareceu os ouvintes sobre o ocorrido.
Esses “homens não estão embriagados”, porém, recordou-os de que o derramar do Espírito Santo era o cumprimento da promessa que Deus fizera por intermédio do profeta Joel (Jl 2.28-32). Acrescenta ainda que a plenitude dos tempos chegara.
O derramar do Espírito capacitaria os discípulos a testemunhar de Jesus Cristo, a única verdade. E as bênçãos da salvação estariam à disposição de todos aqueles que invocassem o nome do Senhor (vv. 14-21).
Pedro ressalta ainda que a verdadeira mensagem da salvação é Jesus Cristo. Ele recebeu a aprovação de Deus e, por seu intermédio, Deus realizou milagres e maravilhas. O Filho de Deus cumpriu o propósito do Pai (desígnio e presciência), sendo obediente, se entregou à morte e suportou a cruz; porém, da Sua humilhação, Deus o ressuscitou dentre os mortos e O exaltou acima de todo o nome, sendo assim Senhor e Cristo (vv. 22-25).
Além dessas alegações, Pedro salienta as palavras do rei e patriarca Davi. Como profeta, ele anunciou o sofrimento, morte, ressurreição e exaltação aos céus de Jesus Cristo, o nosso Senhor; a esperança não só reservada a Israel, mas a toda a humanidade tem sua base nas Escrituras (vv. 25-36).

III – Os Frutos da Evangelização (2.37-47) 
Em decorrência das palavras de Pedro, os ouvintes creram em seus corações, e, arrependidos, indagaram aos apóstolos o que seria preciso fazer. Pedro disse ao público em Jerusalém: “arrependei-vos” – que fossem batizados em nome de Jesus Cristo, e então teriam o dom do Espírito Santo. Pedro acrescenta ainda que a promessa é extensiva aos judeus e aos que estão longe (gentios), isto é, “para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”.
Naquela ocasião, muitos aceitaram a palavra de Deus e foram batizados, “quase três mil almas se converteram ao Senhor” (vv. 37-41).

Conclusão
A primeira grande colheita da igreja se dá em Jerusalém – muitas pessoas são levadas à fé em Cristo.
O derramamento do Espírito Santo sobre os judeus em Jerusalém é só o início da obra de ampliação da igreja de Cristo Jesus.
Posteriormente, veremos o acréscimo dos samaritanos (capítulo 8); em seguida, a conversão dos gentios (capítulo 10). Finalmente, os discípulos de João Batista, que não tinham ouvido o evangelho e não sabiam acerca do Espírito, foram acrescentados à igreja e o Espírito Santo veio sobre eles (capítulo 19).

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS






Nenhum comentário:

Postar um comentário