08 junho 2016

011- Deveres da vida cristã - Romanos Parte 11ª [Pb Nilson de Jesus Vital Paes]07jun2016

MP3 PARA DOWNLOADS.


Lição 11: 
Deveres da Vida Cristã 

Texto Áureo: 
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros: porque quem ama aos outros cumpriu a lei” (Rm 13.8) 

Leitura Bíblica: Romanos 13.1-14 

Introdução 
Em continuidade ao tema da santidade, iniciado no capítulo 12, há a exortação ao cumprimento da vontade de Deus em nossas obrigações quanto à sujeição às autoridades e aos deveres civis, uma vez que são constituídas ministros de Deus quanto ao trato secular. 
E ainda, somos estimulados ao cumprimento da lei ao amar ao próximo, bem como à sobriedade do andar na luz, deixando as trevas do pecado. 

I – A submissão às autoridades e os deveres civis (13.1-7) 
As autoridades e governantes são instituídas por Deus (Pv 8.15 e 16) como ministros para o bem de Seu povo (1 Tm 2.1-3; Ed 1.1-3), e para castigo dos que se dedicam a fazer o mal. 
A submissão às autoridades agrada Àquele que as estabeleceu (Dn 2.21 e 22, 37 e 38, 44) e possibilita-nos ter o reconhecimento delas (Dn 2.48); e se não formos reconhecidos por alguém, maior é Deus (1 Pe 3.17). 
A sujeição é devida pelo temor às consequências de uma condenação de castigo, e ainda, pela boa consciência para com Deus (1 Pe 2.11-15). 
E para a manutenção do governo e do estado, segue a exortação quanto aos deveres de pagamento de tributos, impostos, taxas e reconhecimento honroso das autoridades (Lc 20.25). Lembremo-nos do exemplo de Cristo (Mt 17.24-27). 

II – Amar ao próximo, o cumprimento da lei (13.8-10) 
O amor é a melhor e a maior dívida a ser paga, ainda que sempre seremos devedores Àquele que nos amou e, no cumprimento do mandamento da lei de Deus, devedores ao próximo. Portanto, quem ama ao próximo cumpre o mandamento de Jesus (Jo 13.34 e 35). 
Observemos que, quando Paulo diz para que não venhamos a dever nada a ninguém, trata-se, em particular, das obrigações citadas no versículo 7 e, por conseguinte, do nome de bons pagadores devido aos servos do Senhor. 

III – A urgência em rejeitar as obras das trevas (13.11-14) 
A vida em santidade é mais uma vez estimulada, pois fomos chamados à luz (1 Pe 2.9; 1 Ts 5.5-8) na reconciliação com Deus em Cristo. 
Assim, devemos despir-nos das trevas e sermos revestidos de luz (Ef 4.22-24); para isso é necessário que rejeitemos as trevas do pecado, não dando oportunidade à carne em suas concupiscências (Ef 5.8 e 11). 

Conclusão 
Viver a vontade de Deus requer o reconhecimento da soberania de Deus ao estabelecer governos e autoridades na terra, da sujeição e honra devida às autoridades e do chamado a vivermos na luz uma vida de amor.

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS







Nenhum comentário:

Postar um comentário