26 maio 2016

009-Israel no Plano da Salvação -- Romanos Parte 9ª [Pr Afonso Chaves]24mai2016


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Lição 9: 
Israel no Plano da Salvação 

Texto Áureo: 
“E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.” (Rm 11.17-18) 

Leitura Bíblica: Romanos 11.1-7 

Introdução 
Nesta lição continuaremos a considerar a questão da incredulidade de Israel. Tendo iniciado o tema no capítulo 9, o apóstolo Paulo explicou que o verdadeiro Israel é gerado por promessa, e não apenas segundo a carne, e esta obra depende da soberana e inquestionável vontade de Deus, e não do homem. 
Agora, nos capítulos 10 e 11, veremos por que Israel rejeitou a justiça de Deus e como, apesar disto, Deus reservou para Si um remanescente fiel no qual, juntamente com os gentios, Ele cumpre o Seu propósito de salvar todo o Seu povo. 

I – O tropeço de Israel no Evangelho (10.1-21) 
Mais uma vez expressando o seu anelo pela salvação do seu próprio povo, o apóstolo Paulo testifica em favor dos judeus, dizendo que tinham zelo por Deus, mas não haviam entendido a natureza da justiça divina que tanto buscavam (“não conhecendo a justiça de Deus... não se sujeitaram à justiça de Deus”, cf. Rm 9.31-33). 
Encontrada no evangelho (“Cristo para justiça de todo aquele que crê”), a justiça de Deus não exige a perfeição humanamente impossível da lei (“o homem que fizer estas coisas viverá por elas”), mas, tendo Cristo feito o que nos era impossível (descido do alto, subido dentre os mortos), essa justiça foi posta ao alcance de todo aquele que crê (“a palavra está junto de ti... se com a tua boca confessares... e em teu coração creres...”, cf. At 13.39), seja judeu ou gentio (“porquanto não há diferença entre judeu e grego”, cf. At 15.9-11). 
Ora, é pela pregação que a palavra é levada ao coração de todo o homem, para que este creia e invoque ao Senhor, e seja salvo (“a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”); e os judeus também ouviram essa palavra (“porventura não a ouviram? Sim, por certo”, cf. Mt 10.6; At 3.26; 13.26; 17.1-3). 
Contudo, não somente a rejeitaram, como se opuseram violentamente ao evangelho (“um povo rebelde e contradizente”) e à salvação dos gentios (“vos meterei em ciúmes... vos provocarei à ira”, cf. At 13.45). 

II – A salvação do Israel de Deus e a rejeição do Israel carnal (11.1-10) 
Mas esta lamentável situação de Israel em relação ao evangelho não deve sugerir que o povo de Deus tenha sido rejeitado, e a vocação passada, em vão (“porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum”). 
A exemplo do próprio Apóstolo, um número significativo de israelitas, conhecidos e eleitos de Deus, e contados como um remanescente fiel, haviam crido no evangelho, alcançando assim a justiça que buscavam (“mas por graça... não por obras”, cf. At 14.1; 21.20), e chegando ao fim da lei, que é Cristo. 
Quanto aos demais, seguiram o destino já previsto nas Escrituras, determinado pela soberania de Deus, que aborrece e endurece a quem quer (“os outros foram endurecidos... Deus lhes deu espírito de profundo sono”). 
Para estes, os privilégios outrora recebidos acabaram por se tornar em tropeço e embaraço para que não cressem no evangelho (“torne-se-lhes a sua mesa em laço, e em armadilha, e em tropeço”, cf. At 13.40, 41). 

III – A entrada dos gentios no Israel de Deus (11.11-36) 
Por outro lado, em vista da incredulidade de Israel, os gentios não deviam pensar que foi por serem menos aptos ou idôneos para a salvação que os judeus foram rejeitados (“porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum”). 
Se eles caíram, foi pelo escândalo do evangelho, e isto para que Deus, segundo o seu eterno propósito, estendesse a salvação aos gentios (“pela sua queda, veio a salvação aos gentios”, cf. Mt 8.11-12; 21.43; At 13.46-48; 18.4-6; 26.24-28). 
Se os gentios, sendo completamente alheios a Deus, foram admitidos (“tu, sendo zambujeiro... contra a natureza, enxertado na boa oliveira”), isto foi pela fé e graça de Deus (“tu estás de pé pela fé”, cf. Rm 9.30). 
E os judeus, outrora ricamente abençoados por Deus, ainda mais prontamente poderiam ser readmitidos (“quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!”), se tão somente cressem (“se não permanecerem na incredulidade”, cf. 2 Co 3.16). Por isso Paulo tinha esperança de ainda converter, entre aqueles que estavam endurecidos, os eleitos segundo a graça de Deus (“para ver se de alguma maneira... posso salvar alguns deles”). 
O propósito de Deus, por muito tempo oculto em mistério, não era que os gentios fossem salvos à parte dos judeus, mas que, pelo endurecimento de alguns israelitas (“o endurecimento veio em parte sobre Israel”), aqueles pudessem ser admitidos em grande número (“até que a plenitude dos gentios haja entrado”) na mesma comunidade de Israel, formando um só povo com os israelitas fiéis, ambos reconciliados com Deus e uns com os outros – o verdadeiro Israel de Deus (“assim todo o Israel será salvo”, cf. Rm 9.24; Ef 2.11-18; 3.4-6; Gl 6.15-16). 
Diante dessa obra, pela qual Deus faz tanto judeus como gentios dependerem da Sua misericórdia para salvação (“Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia”), Paulo conclui exultando com a grandeza dos insondáveis, sábios, soberanos e gloriosos desígnios de Deus. 

Conclusão 
A rejeição de Israel não frustrou de modo algum o propósito de Deus, tampouco a pregação do evangelho aos gentios foi uma solução improvisada de última hora. Ambas as situações cumprem de modo maravilhoso e assombroso o que Deus havia planejado e anunciado de antemão para salvar todos e cada um daqueles que Ele conheceu e amou antes da fundação do mundo.

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



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