12 maio 2016

007-A Lei da Liberdade do Espírito - Romanos Parte 7ª [Pr Afonso Chaves]

 MP3 PARA DOWNLOADS.

Lição 7: 
A Lei da Liberdade do Espírito 

Texto Áureo: 
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8.14) 

Leitura Bíblica: Romanos 8.6-16 

Introdução 
Tendo sido justificado pela fé e se identificado com Cristo na Sua morte e ressurreição, o cristão está livre do pecado e do domínio da lei, não há mais condenação; no entanto, a luta para mortificar a velha natureza não acaba enquanto durar sua vida na terra. 
Nessa luta o cristão não está sozinho (“não vos deixarei órfãos”, Jo 14.18), ele conta com a ajuda do Espírito Santo. 
Provavelmente esse seja o capítulo da Bíblia que mais cita o Espírito e a sua operação na vida daqueles que se achegam a Deus. 

I – A Operação do Espírito nos Justificados (8.1-17) 
Para nós que estamos em Cristo não há mais condenação alguma, pois o salário do pecado, Cristo sofreu na cruz do calvário em nosso lugar. 
Alcançamos nossa liberdade não pela obediência à lei, não pelo nosso próprio esforço, mas porque Deus enviou o seu Filho “na semelhança da carne pecaminosa” e condenou na carne o pecado. 
Fomos libertos do domínio do pecado, mas continuamos na fraqueza da carne; ainda não fomos transformados em um novo corpo, por isso estaremos sempre em luta contra a velha natureza inclinada ao pecado. 
Nessa luta as armas não são carnais e somente nos rendendo ao Espírito seremos capazes de vencer (“se pelo Espírito mortificardes as obras da carne vivereis”, v. 13; cf. Gl 5.16). 
O ser conduzido pelo Espírito gera privilégios: somos filhos de Deus (v. 14) e temos o testemunho interior desta filiação; somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. 

II – O Socorro do Espírito (8.18-30) 
A nova vida em Cristo não é isenta de aflições; no entanto, temos a presença do Espírito, é Ele que nos consola, renovando a esperança com a revelação da glória que nos espera. 
Enquanto esperamos a redenção do nosso corpo, sofremos e gememos, e até mesmo a criação sofre e geme com dores de parto; somente por termos as primícias do Espírito somos por Ele capacitados a esperar com paciência aquilo que ainda não vemos. 
Nas dores e aflições da nossa jornada temos o socorro do Espírito em nossas fraquezas, mesmo na oração é Ele que nos ajuda porque, na verdade, em nós mesmos, não sabemos como pedir, mas o Espírito intercede por nós. 
A presença do Espírito traz a convicção de que tudo que nos acontece resultará em benefício para as nossas almas (v. 28). 

III – O triunfo dos justificados (8.31-39) 
O triunfo do cristão é certo. Deus está do nosso lado, para nos resgatar Ele não poupou nem mesmo o seu próprio Filho, antes O entregou à morte. 
Com certeza Ele nos concederá tudo de que necessitarmos. Isto não significa que não teremos oposição, mas que os opositores não serão capazes de nos remover da fé. 
Tribulação, angústia, perseguição, fome – nada nos separará do Senhor. A mensagem não é que não seremos alcançados por essas aflições, mas é que em todas essas coisas nós somos mais que vencedores, e isso por causa do grande amor de Deus. 

Conclusão 
Aquele que está em Cristo goza de uma nova vida, livre da condenação do pecado. Nessa nova vida a vitória sobre a carne e demais opositores vem da operação graciosa do Espírito Santo.

PARA USO DO PROFESSOR


AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS









Nenhum comentário:

Postar um comentário