12 fevereiro 2025

007-A Sétima Trombeta (1ª Parte) - A mulher e o Dragão - Apocalipse Lição 07[Pr Afonso Chaves]10fev2025

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LIÇÃO 7 

O TOQUE DA SÉTIMA TROMBETA (1ª PARTE): 

"A MULHER E O DRAGÃO"

TEXTO ÁUREO: “Pelo que, alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” (Ap 12.12) 

LEITURA BÍBLICA: APOCALIPSE 12.1-12 

INTRODUÇÃO Conforme explicamos na lição anterior, o toque da sétima trombeta introduz um novo ciclo de visões, nas quais grandes sinais são revelados no céu: a mulher e o dragão (Ap 12); as duas bestas (Ap 13); o exército celestial (Ap 14); e a própria visão das sete taças com as últimas pragas (Ap 15 e 16). Na presente lição, começaremos a estudar esses sinais, detendo-nos sobre o capítulo 12, que fala da mulher e o dragão. 

I – A MULHER E O DRAGÃO (12.1-6) Este capítulo trata de dois sinais vistos no céu por João, o primeiro sendo uma mulher gloriosamente adornada (“vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça”), que estava grávida. Nas Escrituras, essa é a figura mais frequentemente usada para se referir ao povo de Deus que, tanto no passado, representado pela nação de Israel (Ez 16.8-10), como no presente, representado pelo verdadeiro Israel, a Igreja, é representado como a esposa do Senhor (Ef 5.31-32). Desde o princípio, o povo de Deus aguardava ansiosamente pelo cumprimento da promessa a respeito da vinda do Messias, o Salvador (Is 7.14; 9.6-7) – essa promessa permaneceu então como que em gestação e o tempo de a mulher dar à luz chegou quando Cristo foi enviado ao mundo, nascido de mulher (Gl 4.4). O segundo sinal no céu é o de um terrível dragão, cuja identidade é apresentada no próprio texto (“o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo”, v. 9), e que, na pretensão de formar para si um reino, em oposição ao Criador, levou muitos outros anjos consigo na sua rebelião (“a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu”). A visão revela ainda a tentativa frustrada de Satanás de destruir o filho da mulher, que é Cristo Jesus (“parou diante da mulher... para que lhe tragasse o filho”). Contudo, os desígnios de Deus em relação a Cristo cumpriram-se tão rapidamente no Seu nascimento, morte e ressurreição (ele “foi arrebatado para Deus e para o seu trono”), que Satanás não pode fazer coisa alguma para impedi-lo. 

II – A BATALHA NO CÉU (12.7-12) O arrebatamento do Filho de Deus para o céu resultou numa batalha espiritual (“Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão”), ou seja, numa grande mudança na ordem das coisas e dos seres que habitam as regiões celestiais. Antes da morte e ressurreição do Senhor Jesus, Satanás é visto estar presente em mais de uma ocasião entre as hostes celestiais, seja para acusar os servos de Deus (“o acusador de nossos irmãos”), seja para propor ou sugerir estratagemas em que a sua malícia e engano pudessem ser empregados (“que engana todo o mundo”). Porém, quando Cristo morreu na cruz, cumprindo em Si mesmo a justiça de Deus, resgatando-nos do pecado pelo sacrifício de Sua própria vida, e ressuscitando para comparecer por nós diante do Pai, para nossa justificação, as acusações que o diabo (o “acusador”) poderia levantar contra nós foram caladas, e assim o inimigo de nossas almas foi vencido (“eles o venceram pelo sangue do Cordeiro”, cf. Rm 8.1, 31-34), precipitado na terra (“nem mais o seu lugar se achou nos céus”) e entregue à expectativa de um juízo que em breve se cumprirá (“tem pouco tempo”). 

III – A FÚRIA DO DRAGÃO (12.13-17) Frustrado em seu intento de destruir o Filho de Deus, e agora privado de acesso ao céu, Satanás logo se volta contra a mulher, a Igreja, na tentativa de destruí-la (“o dragão... perseguiu à mulher”, cf. At 12.1-3) e fazê-la desaparecer entre a multidão de povos, nações e línguas (“a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar”) – do que a história fornece amplo testemunho, tanto nas perseguições como nas tentativas de suprimir ou corromper o testemunho puro e genuíno por parte da Igreja. Contudo, a mulher é socorrida, sendo levada para o deserto (vv. 6, 14) – lugar onde não pode ser alcançada por Satanás e onde também é sustentada milagrosamente por Deus; ao mesmo tempo em que seus perseguidores perecem pela brevidade da vida terrena e pelos males que lhes sobrevêm (“a terra ajudou a mulher... abriu a sua boca, e tragou o rio”, At 12.21-23). Mais uma vez frustrado, Satanás então se volta contra aqueles que, assim como Cristo, foram gerados pela mulher – neste caso, gerados através testemunho da Igreja (“o resto da sua semente”) – na tentativa de destruí-los por meio de tentações e perseguições (1 Pe 5.8-10). Finalmente, mas não menos importante, devemos atentar para a menção ao tempo em que a mulher deve permanecer abrigada no deserto: 1260 (mil duzentos e sessenta) dias (v. 6), e também um tempo, e tempos, e metade de um tempo (v. 14), que é outra forma figurada de se referir ao mesmo período e que, conforme vimos no capítulo 11, corresponde ao tempo em que a cidade e o átrio estão entregues às nações e as duas testemunhas estão profetizando. Em outras palavras, ambas as visões se referem a todo o período da chamada dispensação da graça. 

CONCLUSÃO A manifestação de Cristo e Sua vitória sobre Satanás é o segredo de Deus, que haveria de se cumprir ao toque da sétima trombeta. A salvação dos servos do Senhor está agora assegurada pela justiça de Deus manifestada em Cristo Jesus na cruz e apresentada diante de Deus através da Sua ressurreição e exaltação ao céu.

PARA USO DO PROFESSOR:

AUTORIA 

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