06 maio 2021

006-De escravos a filhos de Deus - Gálatas Lição 06[Pr Afonso Chaves]04mai2021

MP3 PARA DOWNLOADS 

 

LIÇÃO 6 

DE ESCRAVOS A FILHOS DE DEUS 

TEXTO ÁUREO: “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo”. (Gl 4.7) 

LEITURA BÍBLICA: GÁLATAS 4.1-20 

INTRODUÇÃO Nesta lição será abordada outra figura utilizada por Paulo para explicar a razão do período em que a lei esteve vigente – a figura do herdeiro que, enquanto menino, em nada difere do escravo, necessitando por isso de tutor. Mas, assim como o menino passa a ser filho e herdeiro quando torna-se adulto, com a chegada da plenitude dos tempos, aquele que tem fé também se torna herdeiro da promessa. E assim a lição termina com a exortação sobre o erro de o filho tornar a se submeter a velhos rudimentos de servo. 

I – HERDEIROS, MAS AINDA SERVOS (VV. 1-5) O centro do argumento de Paulo está na figura do escravo e do filho. Ele explica que o herdeiro, enquanto menino, não tem direito legal sobre a herança e, no tocante aos bens do senhor da casa, está na mesma relação que o escravo, sem liberdade total para administrar a herança, embora seja senhor. Pior ainda, ele está debaixo de tutores (guardiões) e curadores (administradores) até tornar-se capaz de possuir a herança, no tempo predeterminado pelo pai. Dessa forma estavam os judeus sob a lei e os gentios sob os primeiros rudimentos do mundo. Tanto um grupo como o outro buscavam em seus esforços alcançar a herança, pois, ainda que os gentios não tinham as mesmas leis dos judeus, eles tinham os seus meios pelos quais pensavam agradar a Deus. Assim todos estavam na ignorância, debaixo de servidão, até que chegasse a plenitude dos tempos (Rm 2.11, 12). Esse termo, muito utilizado por Paulo, quer dizer o “tempo predeterminado por Deus” para que se manifestasse a posteridade de Abraão, o mistério de Deus que estava oculto e que foi revelado em Cristo. É neste tempo que o “menino” atinge a sua maturidade e já não precisa mais de tutores e curadores, ou seja, é quando o homem foi remido da escravidão da lei para assumir a posição de herdeiro. Com a manifestação do Senhor Jesus Cristo, Sua morte e ressurreição, foi efetuada a eterna redenção – todos que estavam debaixo de transgressão, tanto judeus quanto gentios, foram resgatados e remidos para receberem a adoção de filhos (Jo 1.11-13). 

II – O ESPÍRITO SANTO É O PENHOR DA NOSSA HERANÇA (VV. 6-8) Humanamente falando, atinge-se a maioridade após os dezoito anos e assim se alcança uma maior liberdade; espiritualmente, a maioridade é alcançada quando se recebe o Espírito do Filho de Deus. A partir desse momento o menino alcança um novo status dentro da família – o de filho. É quando o filho recebe o penhor da herança, pois ainda não pode tomar posse da sua totalidade (Ef 1.13, 14). A figura do penhor, no contexto de Paulo, não era apenas garantia, mas também era uma pequena demonstração do que se receberia no futuro, no caso de alguma negociação. Dessa forma, o Espírito é dado àquele que alcança status de filho, para que este tenha a garantia da herança e já usufrua de parte dela; e, se uma parte já é excelente, imagine a totalidade. Este é o propósito de Paulo: mostrar que, embora ainda estivessem na carne, eles já podiam usufruir do que o Senhor foi preparar para nós. Quanto aos gálatas, diz Paulo, antes de alcançarem a maturidade, os que dentre eles eram judeus estavam sob a lei, e os gentios serviam os que por natureza não eram deuses; ou seja, andavam em total cegueira espiritual. Debaixo dessa escravidão, eles seguiam os desejos do próprio coração e a condição deles era de filhos da ira, até que chegasse a plenitude dos tempos (Ef 2.2, 3). 

III – NÃO SE DEVE VOLTAR AOS VELHOS RUDIMENTOS (VV. 9-20) Então, Paulo mostra aos gálatas que houve uma progressão em suas vidas – da escravidão para a liberdade – e que, abraçando as obras da lei, eles estavam submetendo-se novamente à escravidão. E o apóstolo destaca que não foram eles que conheceram a Deus, antes eles foram conhecidos de Deus, ou seja, toda a obra realizada se iniciou em Deus (Is 61.1-3). Vivendo no paganismo não conheceram a Deus, contudo o legalismo também não levava ao verdadeiro conhecimento de Deus, embora dissessem ser filhos de Abraão, mas esse era apenas um conhecimento intelectual. Enquanto o verdadeiro evangelho, este sim, leva ao verdadeiro conhecimento de Deus, uma vez que é Deus que se revela nele ao homem através de Seu Filho – este é um conhecimento relacional. A partir do verso 10, Paulo deixa o seu argumento para fazer um apelo pessoal aos gálatas, quanto ao seu trabalho entre eles, pois não acreditava ter trabalhado em vão. E que, dizendo a eles a verdade a respeito dos judaizantes, não estava se fazendo inimigo dos gálatas, antes era um cuidado tal como de um pai para com o filho. Ele utiliza a metáfora das dores de parto para transmitir o seu sentimento e o seu esforço para ensiná-los até que Cristo fosse formado neles – em outras palavras, até que alcançassem a maturidade espiritual. 

CONCLUSÃO A presente lição mostrou que tanto os que estão debaixo da lei quanto os que estão debaixo do paganismo estão em servidão até ao tempo predeterminado pelo Pai. A verdadeira liberdade é alcançada a partir do reconhecimento do Pai, que coloca o “menino” em um novo status na sua família – o de filho e, portanto, herdeiro. E, uma vez nessa condição, não se deve retornar aos velhos preceitos e rudimentos, submetendo-se novamente à escravidão.

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.
APOIO 
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira

Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL  NO YOUTUBE E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário