05 outubro 2017

002-Boas novas angelicais a Zacarias e Maria - A vida e obra de Jesus Cristo - Lição 02 [Pr Afonso Chaves]03out2017


MP3 PARA DOWNLOADS
LIÇÃO 2: 
BOAS-NOVAS ANGELICAIS A ZACARIAS E MARIA 

TEXTO ÁUREO: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas” (Lc 1.19) 

LEITURA BÍBLICA: LUCAS 1.5-25 

INTRODUÇÃO 
Veremos nesta lição como o nascimento de João Batista e o de Jesus Cristo foram prenunciados por Gabriel, o anjo que assiste diante de Deus. Tendo em vista a esterilidade de Isabel e a virgindade de Maria, bem como a grandeza dos ministérios dos seus respectivos filhos, foi imprescindível o papel do mensageiro angelical para definir claramente o desenvolvimento do plano divino de salvação da humanidade. Tanto Zacarias e Isabel como José e Maria precisavam ser direcionados por Deus em tudo, de forma que não houvesse qualquer sombra de dúvidas. Portanto, a missão de Gabriel era estabelecer a convicção destas agraciadas famílias acerca dos planos de Deus. 

I – A VISITA DE GABRIEL AO TEMPLO DO SENHOR (LC 1.5-25) 
Nos dias de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, o qual era casado com Isabel. Ambos eram avançados em idade e Isabel era estéril, por isso, não tinham filhos. No tempo oportuno do serviço sacerdotal, coube a Zacarias oferecer incenso ao Senhor no templo. Nesta ocasião, Zacarias foi surpreendido pela manifestação do anjo Gabriel à direita do altar de incenso. Zacarias foi tomado de espanto e temor, no entanto, a missão do anjo era de paz, pois ele trazia a boa nova do milagre tão esperado por ele e sua esposa ao longo dos anos. É importante salientarmos na mensagem de Gabriel a descrição do propósito de Deus com a vida de João na terra. Segundo Gabriel, João seria um homem consagrado a Deus, apartado do mundo e cheio do Espírito Santo desde o ventre. Assim, seu ministério seria revestido de autoridade celestial a fim de converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto. Infelizmente, Zacarias, em virtude de sua incredulidade, não via possibilidades para o cumprimento de tal boa nova. Então, Gabriel sentenciou Zacarias a uma mudez que perdurou até ao tempo do cumprimento de suas palavras. A demora de Zacarias em sair do templo e a sua mudez foram para o povo que estava de fora um sinal de que ele havia recebido alguma visão da parte de Deus. Terminados os dias de serviço no templo, Zacarias voltou para sua casa e, logo depois desses acontecimentos, Isabel concebeu e se ocultou por cinco meses. Esses fatos foram impactantes para Zacarias e sua esposa, para toda a comunidade israelita e, certamente, influenciou toda a educação e crescimento do próprio João. Com isso, entendemos toda a relevância destes fatos para compreendermos o ministério do precursor do Messias prometido por Deus. 

II – A VISITA DE GABRIEL A NAZARÉ (LC 1.26-38) 
Agora, Gabriel é incumbido de mais uma importantíssima missão: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Havia em Nazaré, uma cidade da Galileia, uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o seu nome era Maria. A esta Maria, Gabriel anunciou a boa nova da concepção do Filho de Deus em seu ventre pelo poder do Espírito Santo. A jovem ficou espantada com a presença do anjo e com sua mensagem, mas logo foi consolada acerca destas coisas com o esclarecimento acerca da graça divina sobre a sua vida. Assim como no caso de Isabel, também foi revelado a Maria o nome de seu filho, bem como sua missão. Na mensagem de Gabriel a Maria vale a pena destacar dois elementos importantes: primeiro, Jesus seria Filho de Deus, o que denota a Sua divindade; segundo, Ele também seria filho de Davi, o que denota Sua humanidade. Em Sua divindade, Jesus revelaria a glória de Deus ao mundo; já em Sua humanidade, Ele experimentaria as mazelas humanas até, por fim, sofrer em Sua carne o castigo dos nossos pecados (Is 53.4-10; Rm 8.3-5; Hb 4.15). A encarnação do Filho de Deus foi marcada pela sobrenatural operação de Deus para garantir sua autenticidade e credibilidade. Vemos aqui o cumprimento da profecia proferida por Isaías: “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” (Is 7.14). A humanidade e a divindade de Cristo servem de palco a muita discussão e divergência entre teólogos e inimigos da cruz de Cristo. A razão disso é a incapacidade da mente natural em compreender os mistérios espirituais do Reino de Deus (1 Co 2.14). Nossa fé no testemunho bíblico da encarnação do Filho de Deus é sustentada pelo mesmo Espírito Santo que repousou sobre Maria para cumprir nela as boas novas angelicais. 

III – UM ENCONTRO SOBRENATURAL (LC 1.39-56) 
O encontro de Maria com Isabel foi marcado com um sinal poderoso da ação de Deus na vida de ambas. Quando Maria saudou Isabel, imediatamente esta foi cheia do Espírito Santo e seu filho saltou em seu ventre. Certamente que o movimento do feto foi provocado pelo impacto sobrenatural do Espírito Santo sobre sua vida, conforme Gabriel havia prenunciado. Em seguida, Isabel, cheia do Espírito Santo, profetizou acerca da graça divina sobre Maria e sobre o fruto do seu ventre. Para Maria, as palavras proféticas de Isabel eram mais uma confirmação das boas novas angelicais, visto que Isabel, até então, não havia sido informada por ninguém acerca dos fatos ocorridos em Nazaré. A reação imediata de Maria a tudo isso foi magnificar o Senhor por toda graça a ela concedida. É notório que o conteúdo do cântico de Maria é mais do que expressão de gratidão e louvor a Deus, pois é marcado por palavras proféticas sobre o propósito do Messias. O Messias seria o auxílio de Israel e a confirmação da misericórdia de Deus sobre Abraão e toda sua posteridade. São impressionantes os detalhes da obra de Deus para garantir a confiabilidade do Seu testemunho. Estes fatos serviram de testemunho não somente para aquela geração que vivenciou todo o desenrolar do plano da salvação, mas também para todas as gerações posteriores. Tais registros jamais teriam perdurado ao longo da história e chegado até nós se não fossem reais. 

CONCLUSÃO 
As boas novas proferidas por Gabriel a Isabel e Maria marcam o início da manifestação da graça de Deus sobre o Seu povo de uma forma muita especial. A ordem dos fatos e a sabedoria divina presente em cada detalhe testificam do caráter de Deus em Sua obra. Ao atentarmos para esses fatos somos inspirados a confiar na perfeição dos planos de Deus para Seu povo, bem como no Seu grande poder de realizar Seus projetos, apesar da fragilidade humana. 

QUESTIONÁRIO 
1. Quais as características principais que teria a vida de João Batista conforme a mensagem do anjo Gabriel a Zacarias? 
2. Qual a missão principal de João Batista como profeta do Senhor? 
3. Quais as características principais que teria a vida de Jesus Cristo, conforme a mensagem do anjo Gabriel a Maria? 
4. Qual o fato mais marcante do encontro de Maria com Isabel?

PARA USO DO PROFESSOR


AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS







Nenhum comentário:

Postar um comentário