17 fevereiro 2016

008-A sétima trombeta 2ª parte - Apocalipse Lição 08 [Pr Afonso Chaves]16fev2016

MP3 PARA DOWNLOADS.
LIÇÃO 8:
A SÉTIMA TROMBETA (2ª PARTE):
A BESTA E O FALSO PROFETA


TEXTO ÁUREO:

"Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos"

LEITURA BÍBLICA: Apocalipse 13.1-8

INTRODUÇÃO 

Estamos ainda considerando a revelação de grandes sinais, inaugurada pelo toque da sétima trombeta, e que começa com a visão da mulher e do dragão, e das tentativas frustradas deste (Satanás) em destruir, seja o Filho da mulher (Cristo Jesus), ou a própria mulher (a Igreja), ou ainda os descendentes da mulher (os cristãos em particular).
Na sequência, João vê o desdobramento deste conflito de Satanás contra os santos, no qual, tendo ele grande ira, passa a atuar sobre a terra através de duas bestas.

I - A BESTA QUE SUBIU DO MAR (Ap 13.1-10)

A primeira besta traz a semelhança do dragão ("sete cabeças, dez chifres"), mas, ao invés de proceder das regiões celestiais (cf. Ap 12.3), sua origem é terrena, ou melhor, dentre os povos, nações, tribos e línguas ("e vi subir do mar", cf. Ap 17.15).
Trata-se de um poder humano que, para compreendermos melhor, é necessário recorrer à visão de Daniel dos quatro animais que subiam do mar (Dn 7): o leão, o urso, o leopardo, e o quarto, terrível e espantoso, com os seus dez chifres.
Aqui, os animais representam reis (v. 17), ou reinos, que se sucederiam sobre a face da terra - respectivamente, o caldeu, o medo-persa, o grego e o romano.
A besta, formada por partes dos mesmos animais ("semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão"), representa um sistema de governo, que se estrutura com aquilo que restou dos impérios passados, e ainda agrega os muitos reinos, ou Estados-nações atuais ("dez chifres", aqui representando multiplicidade de nações), num governo global, mundial (cf. Dn 7.24).
Esse sistema recebe ainda o domínio de Satanás ("o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio"), e sua influência se estende por toda a terra ("deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação").
Assim os infiéis etão satisfeitos com a ordem de coisas do mundo, nisto pondo sua confiança e disto derivando sua paz (1Ts 5.3; Sl 146.3).
Por outro lado, esse sistema atua em declarada oposição a Deus ("abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus..."), contrariando Suas leis, e perseguindo Seu povo na terra ("foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los", cf. Dn 7.21,25).
Contudo, a besta tem um tempo limitado ("deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses"), a saber, o mesmo tempo em que a mulher estará abrigada no deserto, longe da vista do dragão (Ap 12.6,14), ou ainda, em que as duas testemunhas estarão profetizando (Ap 11.3).
Por isso os santos são exortados a suportar com paciência essa presente e aflitiva circunstância, pois chegará o tempo em que o sistema será destruído ("se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto", cf. Ap 19.20; Dn 7.26,27)

II - A BESTA QUE SUBIU DA TERRA (Ap 13.11-18)
A segunda besta, ao contrário da primeira, aparenta mansidão ("tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro"), mas tem o mesmo espírito daquela ("falava como o dragão").
Ambas atuam em conjunto, a primeira garantindo seu poder - o poder do Estado - à segunda, e esta usando-o para levar a humanidade a sujeitar-se à primeira besta como se esta fosse Deus ("faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta") - apresentando, inclusive, sinais de aparente aprovação divina ("faz grandes sinais... até fogo faz descer do céu").
Por isso ela é chamada também de falso profeta (Ap 16.13; 19.20). Trata-se, claramente, do poder religioso dependente do sistema político e administrativo deste mundo, seja nos impérios do passado, seja no mundo globalizado atual, onde é cada vez mais patente o esforço de se acomodar todas as religiões a um único sistema, à custa da verdade e da vontade de Deus.
No seu esforço de promover a dependência dos homens à ordem de coisas deste mundo, o poder religioso inclusive tem assimilado a estrutura política e administrativa do Estado, apresentando em sí mesmo mesmo uma imagem deste ("dizendo... que fizessem uma imagem à besta", "foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta"), e impondo uma identidade comum a todos os que dele participam ("e faz que a todos... lhes seja posto um sinal") - que não é outra coisa senão o oposto à identidade espiritual daqueles que pertencem a Deus e são por Ele também assinalados (Ap 7.1-4; cf. Ef 1.13,14; 4.30).

III - A VISÃO DO EXÉRCITO CELESTIAL (Ap 14.1-5)
Se na terra, o estado de coisas é o que temos visto até aqui, agora a atenção de João é voltada novamente para o céu, onde ele vê os santos, ao invés de vencidos pela besta, como vitoriosos, triunfantes, juntamente com o Cordeiro (cf Ap 15.2-4).
Trata-se dos mesmos servos de Deus que precisavam ser marcados com o selo de Deus antes que o fim pudesse se abater sobre a terra (Ap 7.1-4); dos mesmos que, vindo de grande tribulação, purificaram suas vestes no sangue do Cordeiro (Ap 7.13-14; Lc 21.19), com o qual também foram comprados para Deus (Ap 5.9-10)

CONCLUSÃO
Deus abomina a todos os sistemas humanos, vendo-os como bestas, as quais em breve passarão juntamente com os que amam as coisas deste mundo. Mas os fiéis, ainda que oprimidos e abatidos nesta vida, aos olhos de Deus estão em posição de exaltação e segurança junto a Cristo, e viverão eternamente com Ele.


PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário