18 agosto 2023

008-Aliança com os Gibeonitas - Josué Lição 08[Pr Denilson Lemes]18ago2023

 

MP3 PARA DOWNLOADS 

LIÇÃO 8 

ALIANÇA COM OS GIBEONITAS 

TEXTO ÁUREO: “Então, responderam a Josué e disseram: Porquanto com certeza foi anunciado aos teus servos que o Senhor, teu Deus, ordenou a Moisés, seu servo, que vos desse toda esta terra e destruísse todos os moradores da terra diante de vós, tememos muito por nossas vidas por causa de vós. Por isso, fizemos assim” (Js 9.24) 

LEITURA BÍBLICA: JOSUÉ 9.1-13 

INTRODUÇÃO Nesta lição aprenderemos que não devemos menosprezar as estratégias do inimigo, mas procurar conhece-las, além de sempre consultar o Senhor em todas as decisões tomadas em nossa vida, a fim de conhecermos e sempre andarmos de acordo com a Sua vontade, e não sermos enganados quando o inimigo se apresenta mesmo disfarçado diante de nós. 

I – A ESTRATÉGIA GIBEONITA (VV. 1-13) A fama das vitórias de Israel havia chegado aos ouvidos de todos os povos que habitavam Canaã, e isso despertou os mais diversos sentimentos entre eles, como medo e ira, levando-os a se unirem e se fortalecerem para enfrentar Josué e o povo de Israel. Contudo, os gibeonitas foram mais astutos – sabendo que não poderiam vencer essa guerra com armas, usaram uma estratégia diferente para escapar à destruição. Desta forma, os gibeonitas resolveram enganar o povo de Deus, induzindo os israelitas a forjarem com eles uma aliança que asseguraria a sobrevivência dos gibeonitas no novo governo que estava se estabelecendo na terra. Esta atitude não deixa de ser um confronto, mas, diferente da atitude dos demais cananeus, tinha mais chances de funcionar. É preciso observar que a base desse ataque foi a mentira e o engano, algo que já fazia parte dos tratados e acordos entre os povos pagãos desde o princípio. O interessante é que os gibeonitas exploraram uma situação que era devida a uma característica própria do povo de Deus – a fidelidade a uma aliança. Pelo visto, haviam estudado os conquistadores para agirem no momento e da maneira certa. Eles tinham o conhecimento de que Deus havia entregado aquela terra ao povo de Israel e de que a conseqüente destruição dos cananeus era um juízo de Deus sobre eles. De posse dessa informação, os gibeonitas se disfarçaram e se apresentaram como um povo distante, em busca de aliança com o Deus verdadeiro, a fim de se manterem vivos. 

II – A ALIANÇA INAPROPRIADA (VV. 14-18) Para se tomar posse a cada dia das promessas de Deus, é necessário crescimento e amadurecimento, e o texto bíblico não omite as falhas que tanto o povo como Josué cometeram; mas também mostra o desenvolvimento que eles experimentaram ao descobrirem e aprenderem com o erro que cometeram, e isso até estarem prontos para tomar posse de toda a promessa de Deus – afinal, erros e acertos fazem parte do crescimento tanto físico quanto espiritual. O erro dos israelitas foi não terem consultado ao Senhor: “Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do Senhor” (v. 14). É bem possível que as grandes vitórias tivessem ofuscado a mente desses homens ao ponto de não perceberem a artimanha, supondo que nenhum daqueles povos usaria uma estratégia diferente das cidades que preferiram o embate direto.  O segredo de todas as vitórias do povo de Deus em Canaã foi a bênção de Deus sobre as suas decisões. Mas quando o povo decidia fazer algo fora da orientação de Deus, tal decisão se tornava em prejuízo para o povo, ainda que tivessem certeza do sucesso e de que o Senhor era com eles. Assim acabaram sendo vergonhosamente enganados, e perderam sem sequer guerrear – as aparências falaram mais alto e os líderes de Israel se comprometem em juramento com os gibeonitas de lhes preservar a vida. 

III – A SENTENÇA DOS GIBEONITAS (VV. 19-27) A ordem de Deus era a destruição total dos povos que habitavam Canaã, uma vez que a medida da sua injustiça, conforme havia sido dito muito tempo antes a Abrão, havia se completado. Mas, assegurando o seu direito à vida através de uma aliança, mesmo que obtida por meio de sutileza, notemos que Deus não apenas não alertou Josué acerca da identidade daqueles homens, como também foi testemunha dessa aliança e esperava que os israelitas a cumprissem. Muito tempo depois, o rei Saul quebraria esta aliança, matando alguns gibeonitas, e isto resultou no castigo divino contra todo o Israel, de modo que Davi precisou vingar o sangue derramado e restaurar a aliança com esse povo (2 Sm 21.1- 9, 14). Vemos então a graça de Deus se manifestando em favor dos gibeonitas, e esta graça não seria em vão, pois encontraremos este povo representado, por exemplo, entre os valentes de Davi (1 Cr 12.4); entre aqueles que voltariam do cativeiro e que participariam da reconstrução dos muros de Jerusalém (Ne 3.7; 7.5-6, 25); e tudo isto como fruto da fé manifesta pelos seus pais, os quais creram que o Senhor não falharia em cumprir Sua promessa de entregar Canaã a Israel e, no desespero de terem ao menos suas vidas por despojo, se dispuseram a aceitar qualquer encargo que Josué lhes impusesse (vv. 24-25). Por terem enganado Josué, os gibeonitas foram condenados a uma vida servil no meio do povo de Israel. A aliança apenas assegurava que não fossem destruídos, mas Josué podia dispor deles para qualquer finalidade que atendesse aos interesses do povo de Israel: “E, naquele dia, Josué os deu como rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação e para o altar do Senhor até ao dia de hoje, no lugar que escolhesse” (v. 27). Para um povo que já estava condenado, submeter-se à vontade de Deus foi a melhor escolha para eles. 

CONCLUSÃO Deus fez grandes e fiéis promessas para nós, mas devemos aprender sempre a consultar a Sua vontade, mesmo nas pequenas decisões da vida, porque nossas vitórias são totalmente dependentes de cumprirmos a Sua maravilhosa vontade. Desta forma, procuremos conhecer e cumprir integralmente a Sua perfeita, boa e agradável vontade.

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA 
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO 
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira




Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/


INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL  NO YOUTUBE E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário