08 agosto 2023

007-Causas da derrota e da vitória israelita - Josué Lição 07 [Pr Denilson Lemes]08ago2023

MP3 PARA DOWNLOADS

LIÇÃO 7 

CAUSAS DA DERROTA E DA VITÓRIA ISRAELITA 

TEXTO ÁUREO: “E disse Josué: Por que nos turbaste? O Senhor te turbará a ti este dia...” (Js 7.25) 

LEITURA BÍBLICA: JOSUÉ 7.1-12 

INTRODUÇÃO Grande foi a vitória concedida pelo Senhor ao povo na cidade de Jericó. Por considerarem a próxima cidade – Ai – pequena e menos protegida, os soldados de Israel chegaram à conclusão de que não precisavam de todo o efetivo para a conquista; contudo, não contavam que havia pecado escondido no meio do povo, e que isto resultaria em derrota, mesmo o inimigo sendo em menor número. 

I – DERROTA POR CAUSA DO PECADO DE ACÃ (7.1-26) Deus havia determinado, quando da tomada de Jericó, que nada da cidade deveria ser tomado pelo povo, pois era anátema do Senhor. Contudo, houve prevaricação por parte de Acã que, ao perceber alguns objetos valiosos no meio dos despojos, não resistiu e os tomou para si: “cobicei-os e tomei-os” (v. 21). A desobediência à Palavra do Senhor sempre tem início com o despertar da concupiscência dentro do homem – que no presente caso foi a cobiça, a qual deixou Acã cego e sem entendimento. Quando os soldados voltaram derrotados para Josué, este se colocou em oração diante de Deus, buscando uma resposta para tamanha derrota. Então, o Senhor respondeu a Josué: “Israel pecou, e até transgrediram o meu concerto que lhes tinha ordenado, e até tomaram do anátema, e também furtaram, e também mentiram, e até debaixo da sua bagagem o puseram.” (cf. Tg 1.14; 1 Jo 2.16). Quantos outros pecados a concupiscência dos olhos desencadeou na vida de Acã! E o Senhor não diz que o pecado é de Acã, mas do seu povo (cf. 1 Co 12.13, 14, 26). O Senhor disse a Josué que o pecado era a causa de Israel não ter subsistido diante dos seus inimigos. Jericó era muito mais forte, mas, por meio da obediência a Deus, venceram; no caso de Ai, perderam. Uma lição clara de que somente quando Deus está com o povo é que este tem vitória. Deus orientou Josué a santificar o povo – o que fez com que o pecado aflorasse e fosse arrancado do meio de Israel através de um terrível juízo, que revelou as duras conseqüências de se desobedecer a Deus (vv. 24, 25). 

II – AI É TOMADA E DESTRUÍDA (8.1-28) Após o pecado e sua causa terem sido arrancados, o povo se arrepende e se converte a Deus. Então vem a Palavra de Deus a Josué para se levantar para a guerra, mas, desta vez, deveriam ajuntar toda a gente de guerra – ou seja, não era para analisarem a situação do ponto de vista humano, mas sim depender sempre do poder e do agir de Deus, o que somente é possível quando o povo está em santificação. Na primeira investida contra Ai, que havia sido desastrosa, a estratégia tinha sido de Josué (que nem sequer foi à guerra) e dos seus soldados. Desta feita a estratégia é novamente de Deus, como tinha sido em Jericó. A diferença entre a peleja de Ai e a de Jericó é que desta vez o despojo seria dividido entre o povo. A vergonha e o fracasso da primeira investida foram transformados em triunfo. Com isto, podemos aprender que a concupiscência tira do homem grandes oportunidades de triunfo reservadas por Deus. 

III – JOSUÉ EDIFICA UM ALTAR E LÊ A LEI DE DEUS (8.30-35) Tão logo compreendidas as lições ensinadas em Jericó e Ai, Josué dá o próximo passo, que é estabelecer uma nova adoração dentro de Canaã. Os deuses cananeus estavam sendo destituídos, assim como os costumes da terra, e uma nova cultura estava sendo estabelecida, conforme as determinações de Deus. Desta forma, Josué conduziu o povo para os montes Ebal e Gerizim para o cumprimento do quanto determinado pela Lei de Deus (Dt 27.2-4, 8). Abraão levantou o primeiro altar nesta região, quando então Deus lhe fez a promessa de dar à sua semente aquela terra (Gn 12.7). Moisés relembrou ao povo esta promessa de Deus e instruiu os filhos de Israel a renovarem sua aliança com o Senhor. Josué conduz o povo nesta renovação diante de Deus, postando parte do povo no Monte Ebal e outro no Monte Gerizim para leitura das bênçãos e maldições (Dt 27 e 28). 

CONCLUSÃO Nesta lição aprendemos que o pecado é a maior causa de derrota para o povo Deus, pois o pecado impede que a Palavra de Deus seja cumprida na íntegra. Mas aprendemos também que, quando o pecado é confessado e extirpado do nosso meio, temos a garantia da presença de Deus e por isso a vitória é certa. Também aprendemos que, onde quer que estejamos, devemos estabelecer a verdadeira adoração que é ao Deus Criador dos céus e da terra.

PARA USO DO PROFESSOR 
AUTORIA 
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO 
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira




Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/


INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL  NO YOUTUBE E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário