02 novembro 2017

006-Os ensinamentos de Jesus Cristo - A vida e obra de Jesus Cristo - Lição 06[Pr Afonso Chaves]31out2017

u

MP3 PARA DOWNLOADS
 LIÇÃO 6: 
OS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO 

TEXTO ÁUREO: 
“... em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.” (Mt 13.17) 

LEITURA BÍBLICA: LUCAS 6.17-45

INTRODUÇÃO
Esta lição apresenta um dos elementos mais relevantes do ministério de Jesus Cristo: o Seu ensinamento. Embora os Seus maravilhosos milagres fossem os principais responsáveis pela rápida expansão da popularidade do Seu ministério, é nos Seus ensinamentos que encontramos revelações transformadoras para os nossos corações. Basicamente, o nosso Salvador e Mestre ocupava-se em ensinar aos Seus discípulos e aos Seus ouvintes curiosos dois assuntos: o Reino de Deus e a Verdade. Seus ensinamentos sobre o Reino abordavam o novo modo de vida de todos os participantes do novo nascimento, enquanto os Seus ensinamentos sobre a Verdade abordavam a revelação da Sua identidade e do Seu propósito. Observamos que a amplitude dos ensinos de Jesus é muito grande; aqui temos uma breve citação. Sobre este assunto há um estudo mais detalhado nos materiais do 1º e 2º trimestre de 2017.

I – COMO VIVENCIAR O REINO DE DEUS AQUI NA TERRA (LC 6.17-45)
Neste texto em análise, verificamos três temas principais que caracterizam a vivência do Reino de Deus aqui na terra: a alegria, o amor e a humildade. A abordagem que nosso Mestre fez a estes temas não foi nada convencional, pois contrariou totalmente a mentalidade vigente numa humanidade alienada de Deus. A alegria dos cidadãos do Reino de Deus está baseada na participação do Reino (Sl 51.12), na abundante provisão de justiça em Cristo (Rm 3.21-24), na esperança da manifestação da graça futura (Hb 10.35-39) e no privilégio de sofrer por amor ao Evangelho (Cl 1.24- 29). Observe como a visão mundana de felicidade está completamente descartada no Reino de Deus. Outro tema central dos ensinamentos de Jesus que merece nosso apreço é o amor. O amor é o cumprimento de toda prescrição da Lei e dos profetas, pois quem ama a Deus guarda seus mandamentos e não faz mal ao próximo (Rm 13.8-10). O amor é a base sólida dos nossos relacionamentos dentro e fora da nossa comunidade de fé (Jo 13.34-35; 1 Jo 3.14-18; 4.7-11). O amor proposto por Cristo é radical e revolucionário, visto que sua aplicação estende-se às pessoas impossíveis de se amar (inimigos, caluniadores, perseguidores e acusadores). Este amor é a expressão máxima ao mundo da nossa legítima comunhão com Deus por meio de Cristo. Agora vejamos a humildade proposta por Cristo aos Seus seguidores. O que é humildade? À luz das Escrituras, humildade é o reconhecimento da fraqueza humana comparada com a onipotência divina (1 Pe 5.6-7). A humildade nos permite enxergar com clareza nossa realidade antes de nos atrevermos a julgar a realidade de outras pessoas. A perfeita compreensão das nossas próprias fraquezas nos torna compassíveis e misericordiosos no trato com os mais fracos (Gl 6.1-5). Estes três temas principais dos ensinamentos de Cristo são indispensáveis para edificação do Seu Reino na terra.

II – A VERDADE SOBRE SI MESMO (JO 3.9-17)
Jesus, além de apresentar ensinamentos que contrariavam totalmente o senso comum, apresentou-se como Senhor de tudo e de todos. Esta revelação de Cristo levou os fariseus a consideralO como blasfemo, pois tal soberania é atribuída apenas a Deus. Os fariseus não O viam como o Verbo que se fez carne para habitar entre nós a fim de nos trazer a graça e a verdade, por isso, resistiam e contendiam contra a divina autoridade d’Ele (Jo 1.1-17). A revelação da verdade sobre Cristo é de fundamental importância para a salvação do Seu povo, por isso Sua insistência em falar abertamente sobre Sua identidade e propósito (Jo 17.3; 4.19-26). Somente a submissão à divina autoridade de Cristo possibilita uma fé sólida o suficiente para resistir a todas as adversidades comuns na peregrinação do cristão rumo à nova Jerusalém (At 5.28- 32). Uma fé espúria logo se revelará pela força das adversidades com efeitos trágicos. Acatar o governo de nosso Senhor é o principal fator do sucesso da nossa carreira cristã. Saulo de Tarso, diante da revelação gloriosa de Cristo no caminho de Damasco, rendeu-se imediatamente ao senhorio do Salvador e se dispôs a fazer toda a vontade d’Ele (At 9.1-6). 12

III – COMO VIVER SEGUNDO OS ENSINAMENTOS DE CRISTO (GL 5.24-25)
O verdadeiro encontro com Cristo sempre produzirá no indivíduo arrependimento, renúncia a si mesmo, submissão e reverência à Sua suprema autoridade. Se alguém alega ser de Cristo, o tal deve mostrar por seus frutos e não apenas por suas palavras (2 Tm 2.19-21). A fé genuína, resultante do novo nascimento, sustentada pelo poder do Espírito Santo, prevalecerá superando todas as contrariedades até a consumação de toda a peregrinação (1 Co 2.1-5; Rm 8.5-17). Os ensinamentos de Cristo são dotados de virtude singular, contudo, na tentativa de praticá- los, o homem natural se encontra impedido por conta da inclinação carnal intrínseca à sua natureza humana decaída. A inclinação carnal exerce sobre a vontade humana um domínio opressor capaz de suplantar até mesmo o bom senso de alguém consciente das demandas da Lei (Rm 7.14-19). Sendo assim, então, como pecadores mortos em ofensas e pecados podem passar a viver segundo os ensinamentos de Cristo? É necessário nascer de novo (Ez 36.25-31; Jo3.1-8). Na proclamação do Evangelho é oferecido o esclarecimento acerca da condição espiritual do pecador, bem como o único meio para este se reconciliar com Deus e obter o perdão dos seus pecados. Ao crermos em Cristo, somos unidos a Ele e, com isso, nossa carne é crucificada e nosso homem interior regenerado para vivermos no Espírito e andarmos no Espírito com o propósito de fazermos a vontade de Deus (Rm 6.1-4). 

CONCLUSÃO
Os ensinamentos de Cristo ocupam uma posição de destacada importância no Seu ministério em virtude do Seu poder esclarecedor e transformador para os Seus discípulos. Portanto, devem ser considerados com a máxima estima para desfrutarmos de toda a sua excelência. Lembremo-nos de que fomos chamados para vivermos os padrões de Deus. 

QUESTIONÁRIO 
1. Quais os temas centrais dos ensinamentos de Cristo? 
2. Quais os três elementos principais da vivência no Reino de Deus? 
3. Como podemos viver segundo os Seus ensinamentos?
PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS







Nenhum comentário:

Postar um comentário