19 julho 2023

004-A travessia do Jordão e suas lições - Josué Lição 04[Pr Denilson Lemes]18jul2023

MP3 PARA DOWNLOADS

LIÇÃO 4 

A TRAVESSIA DO JORDÃO E SUAS LIÇÕES 

TEXTO ÁUREO: “E o Senhor disse a Josué: Este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que assim como fui com Moisés assim serei contigo.” (Js 3.7) 

LEITURA BÍBLICA: JOSUÉ 3.1-17 

INTRODUÇÃO A preparação para a travessia do Jordão traz lições preciosas para nós. A primeira é a da paciência para esperar o tempo de Deus; a segunda é de aprender a obedecer às Suas determinações sempre, lembrando que uma lição sempre nos leva a outra, devendo ser aprendida e colocada em prática – caso contrário, a experiência não será de vencedor, mas de derrotado. 

I – PACIÊNCIA PARA AGUARDAR O TEMPO DE DEUS O povo estava prestes a conquistar a terra prometida, porém, ainda tinha um obstáculo natural à sua frente – o rio Jordão. Muitas lições o povo ainda devia aprender antes de superar este primeiro obstáculo, e a primeira delas diz respeito à paciência para aguardar o tempo que Deus estabelece para cumprir as Suas promessas e que deve ser seguido à risca. Os israelitas se levantaram pela madrugada e caminharam em direção ao Jordão, e ali se acamparam por um período de três dias. Era um tempo para se observar o que havia à frente (Hb 10.36). Em primeiro plano está o rio Jordão, transbordando pelas suas ribanceiras e tendo do outro lado a promessa de Deus. Neste momento ainda não havia nenhuma orientação de Deus para o povo, de modo que assim os israelitas estavam sendo testados, tanto aqueles que estão firmes na promessa e que avistam a terra e se animam, como os incrédulos dentre eles que se apegavam a enxergar apenas o obstáculo à sua frente. Três dias foi o tempo suficiente para aquele povo pensar se seguiria ou não em frente (Rm 5.3-4). Tal lição Jesus ensinou àqueles que queriam segui-lo – o Senhor quis que eles avaliassem o custo de tal decisão (Lc 9.57, 58; 14.28-30). Da mesma maneira, aquela parada de três dias observando a Terra Prometida e o Jordão fazia com que aquele povo trouxesse à memória as lições que seus pais lhes transmitiram a respeito da travessia do Mar Vermelho. Até então eram lições teóricas, mas agora deveriam se tornar práticas. 

II – OBEDIÊNCIA ÀS DETERMINAÇÕES DE DEUS A segunda lição diz respeito à obediência que se impôs ao povo na caminhada em direção ao Jordão. O sinal de que o tempo de espera havia terminado seria quando a arca da Aliança fosse levantada pelos sacerdotes levitas – seria o tempo de o povo se colocar em marcha. Mas a ordem não era apenas seguir a arca, antes deveria haver uma distância entre o povo e a arca, pois ela indicaria o caminho a ser seguido – caminho este que o povo ainda não conhecia (v. 4; 1 Sm 15.2b). Em todo o tempo do Primeiro Testamento sempre houve uma distância entre Deus e o povo. Assim foi em Horebe; Moisés conduziu o povo até o pé do monte, mas não até Deus – apenas ele se achegou a Deus. Quando o Tabernáculo foi levantado no deserto, ficava no meio do acampamento, em sinal de que Deus ali estava entre o povo; contudo, o povo não podia adentrar até onde realmente Deus estava. E até neste momento da travessia a distância ainda devia ser mantida, embora a arca indicasse o caminho. Para Josué seria um momento também marcante porque Deus começaria a engrandecê-lo diante do povo. Ou seja, os obstáculos que para muitos são causa de derrota para outros é uma grande oportunidade de crescimento com Deus. Assim como Deus operou grandes sinais por meio de Moisés, agora faria o mesmo por meio de Josué. Cabia a ele também seguir as determinações de Deus para que todos fossem favorecidos pela manifestação da Sua glória. 

III – ANDAR COM DEUS É SEMPRE APRENDER ALGO NOVO A ordem era para que os sacerdotes caminhassem até à beira do Jordão. As lições foram, primeiro, para o povo; depois, Deus tratou com Josué; e agora também determina ordens para os sacerdotes levitas. E, quando chegassem lá, viria a próxima lição, ou seja, a direção para o próximo passo. É por isso que o incrédulo nunca sai do lugar: sempre há necessidade de um próximo passo, mas ele não pode ser dado sem antes dar o passo anterior. Ir em direção ao Jordão transbordando, humanamente falando, era caminhar em direção ao improvável. Mas, como já tinham ouvido a respeito da travessia pelo Mar Vermelho, então tinham fé de que Deus faria o impossível acontecer, e assim caminharam. O que Deus faria diante deles naquele momento seria memorável, e renovaria a esperança do povo nas promessas. A partir daquele momento, Israel teria a certeza de que venceria todas as dificuldades que estavam do outro lado do Jordão. A palavra de Josué para os sacerdotes era que, assim que os pés dos levitas tocassem as águas do Jordão, estas seriam separadas. Conforme o verso 15, era época da cheia do Jordão, que por isso estava transbordando. Deus poderia reservar o tempo da seca para fazer o povo passar – o povo atravessaria com as águas do rio nas canelas – mas o Senhor sabe perfeitamente o que faz. Era época da colheita e o povo, ao passar o Jordão, não teria tempo para preparar a terra para o plantio; passando na época da cheia, eles colheriam da novidade da terra e teriam tempo para preparar a terra para o próximo ano. 

CONCLUSÃO Tanto o povo como Josué, os sacerdotes e os levitas tiveram paciência em Deus, obedeceram à Palavra do Senhor e assim experimentaram as bênçãos da fidelidade do Senhor. Não apenas isso, mas tiveram também a fé renovada e assim foram preparados para as batalhas que estavam reservadas logo à frente. A caminhada cristã deve ser marcada por crescimento e amadurecimento, pois somente assim o Nome do Senhor será glorificado através das nossas vidas.

PARA USO DO PROFESSOR

AUTORIA 
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO 
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira




Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/


INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL  NO YOUTUBE E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário