14 abril 2017

003-A parábola do trigo e do joio - As Parábolas de Jesus - Lição 03[Pr Abiratan Lopes]11abr2017


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LIÇÃO 3: 
A PARÁBOLA DO TRIGO E DO JOIO 

TEXTO ÁUREO: “Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”. (Mt 13.30) 

LEITURA BÍBLICA: MATEUS 13.24-30, 36-43 

INTRODUÇÃO 
Mais uma vez Jesus usa uma história sobre os acontecimentos do dia a dia para ilustrar verdades espirituais, e mais uma vez o contexto é a vida agrária comum àqueles que O estão ouvindo. Nesta parábola, há fatos e situações semelhantes à anterior, porém, com sentidos diferentes. A ilustração retrata a coexistência, neste presente mundo, dos filhos de Deus, comparados à boa semente, e os filhos do maligno, retratados pelo joio. Da mesma forma que na parábola do semeador, Jesus não fornece a interpretação para a multidão, mas, depois que Ele se retira (v. 36), e diante do pedido de seus discípulos, a explicação é dada. Bem fizeram os discípulos em não “arriscarem” uma interpretação baseada no próprio conhecimento ou na experiência anterior – do Senhor é a Palavra e o verdadeiro sentido também vem dEle (Gn 41.16; Dn 2.28). 

I – A DUPLA SEMEADURA 
Jesus compara o reino dos céus a um homem que semeia boa semente no seu campo. Na interpretação, o semeador é o Filho do Homem, o próprio Jesus, e a boa semente são os filhos do reino, os crentes de todas as épocas, gerados pela Sua semeadura. Podemos entender a existência do reino de Deus e a operação de Cristo desde o princípio de tudo – Ele é o dono do campo (Jo 1.1). Ao comparar os filhos do reino ao trigo, Jesus enobrece seus filhos. O trigo era a principal fonte de alimento da época, responsável pelo sustento e manutenção da vida. Aqui vemos a grande tarefa e responsabilidade da Igreja: alimentar o mundo. A parábola diz que, dormindo os homens, veio o inimigo e semeou o joio no meio do trigo. Em razão do joio, nos seus primeiros estágios, ser muito parecido com o trigo, ele só é notado depois de crescer. Jesus explica que o joio são os filhos do maligno e o inimigo que o semeou é o Diabo, o adversário. As expressões “dormindo os homens” e “retirou-se” falam que a operação do inimigo normalmente não é notada. 

II – TEMPO DE TOLERÂNCIA 
Embora para muitos seja desejável uma situação de completa separação entre o bem e o mal, não é este o propósito de Deus para esta época. Diante da surpresa dos servos – “não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio?” – a resposta do dono do campo, que tudo sabe, é simples: um inimigo é que fez isso. Para Ele não é surpresa alguma que tenha joio no meio do trigo. Diante da proposta dos servos de arrancar o joio (v. 28), a decisão é de mantê-lo até a época da colheita, para não danificar o trigo. Para o Senhor da seara, não cabe aos servos fazer separação entre o trigo e o joio; esta decisão é do dono do campo, e ele o fará na ocasião oportuna. Mesmo se fosse dado a nós a perfeita distinção dos que são filhos do reino e dos que são filhos do maligno, não nos seria dado permissão para “arrancá-los”; afinal, o dono do campo tem poder para transformar joio em trigo, e estaríamos eliminando qualquer oportunidade que eles teriam para a salvação. Isto deixa totalmente sem sentido as tais “cruzadas da fé” e a inquisição empreendidas no passado. Na verdade, a convivência com os maus cria dificuldade e tribulações, mas Deus tem um propósito – nessa coexistência são manifestos os que são verdadeiros filhos do reino (1 Co 11.19), e é também a oportunidade de exercitarmos a longanimidade que o Senhor tanto usou e usa para conosco (Rm 2.4; 2 Pe 3.15). Lembremos também que, ao sair do Egito, Israel carregou junto uma “mistura de gente” (Ex 12.38). A separação que o Senhor exige do Seu povo não é física ou geográfica; é, antes de tudo, de atitude, de interesses e de comportamento. 

III – A COLHEITA FINAL 
Vivemos num tempo em que os filhos do reino e os filhos do maligno convivem no mesmo “campo” e, muitas das vezes, pela simulação dos maus, eles se tornam até semelhantes; não significa que sejam iguais, sempre haverá distinção entre justos e injustos (Ml 3.18). A longanimidade de Deus suporta os injustos, aguardando o arrependimento, mas, no final, toda transgressão recebe a justa repreensão (Hb 2.2). Jesus compara a colheita ao fim do mundo, quando dará ordem aos Seus anjos para fazerem a ceifa; haverá então completa distinção entre o joio, que será queimado, e o trigo, que será recolhido ao celeiro (vv. 39-43). Ele destaca que será a consumação do mundo, revelando que na Sua vinda será o juízo final e a consumação de todas as coisas, conforme Mateus, capítulos 24 e 25. Ao justo cabe exercitara fé e suportar os maus e suas injustiças, descansando na promessa: ele resplandecerá como o sol, no reino do seu Pai (v. 43, cf. Hb 11.32-38). 

CONCLUSÃO 
Na parábola do trigo e do joio, Jesus nos ensina a tolerância com os que não comungam a mesma fé; eles estão coabitando o mesmo mundo físico que nós, e devem ser suportados com paciência, longanimidade e fé. A distinção e separação entre justos e injusto somente pode ser realizada pelo Senhor, e Ele o fará, permanentemente, no fim dos tempos, quando dará destinos diferentes ao joio e ao trigo. 

QUESTIONÁRIO 

1. Na parábola o que significa o trigo e o joio? 
2. Qual o sentido de o inimigo semear o joio enquanto os homens estão dormindo e depois se retirar? 
3. Por que os maus não devem ser “eliminados” nesta presente era? 
4. Às vezes não vemos diferença entre justos e injustos; será sempre assim? 
5. Segundo a parábola, qual o consolo dos justos? 



PARA USO DO PROFESSOR

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