03 agosto 2016

005.O Evangelho em Samaria - Atos dos Apóstolos Lição 05 [Pr Afonso Chaves] 02ago2016


MP3 PAR DOWNLOADS

Lição 5: 
O Evangelho em Samaria 

Texto Áureo:
“Tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor, voltaram para Jerusalém e, em muitas aldeias dos samaritanos, anunciaram o evangelho” (At 8.25). 

Leitura Bíblica: Atos 8.26-40 

Introdução 
Com a grande perseguição que se deu contra a igreja que estava em Jerusalém, os dispersos iam por toda a parte anunciando a palavra de Deus. 
E esta já se encontra nos limites de Samaria com grande poder e maravilhas, causando grande alegria na cidade. 
Lucas, no seu relato, registra a história de mais um diácono que não fica limitado ao seu ofício inicial, mas enfrenta as dificuldades para exercer o ministério que foi dado pelo Senhor – o de evangelizar, pregar e ensinar a palavra do Senhor. O púlpito é para onde o Senhor enviar. 

I – Cristo, o Cumprimento das Profecias (vv. 5-8) 
Desta passagem até At 9.43, as Escrituras tratam da difusão do evangelho em seu avanço progressivo, começando por Jerusalém até entre as partes da Palestina (Judeia e Samaria, cf. At 1.8). 
O instrumento do Senhor é Filipe, um dos sete diáconos; portanto, não deve ser confundido com Filipe, um dos apóstolos. 
Samaria estava situada entre a Judeia e a Galileia (Jo 4.3, 4). 
Jesus pregou nesta região e o texto nos mostra que havia uma esperança messiânica entre os samaritanos, conforme Jo 4.25. 
O texto também revela a hostilidade que havia entre judeus e samaritanos (Jo 4.9), a quem aqueles consideravam como semipagãos. Há pelo menos dois motivos para a pregação de Filipe, cujo tema é Cristo. 
O primeiro é que Jesus é o cumprimento das profecias (Dt 18.18) e, portanto, os samaritanos precisavam conhecê-lO. 
Segundo, Jesus veio para derribar a parede de separação social e também a barreira entre o homem e Deus. 
Com essas boas novas, os samaritanos prestavam atenção ao que Filipe dizia, pois ouviam e viam os sinais que ele fazia como uma confirmação de Deus daquela mensagem. 
Esta pregação, seguida de muitos milagres e maravilhas, trazia muita alegria para aquela cidade. 

II – O Verdadeiro Poder de Deus (vv. 9-25) 
O evangelho é o poder de Deus para transformação de todo aquele que crê. Em Samaria o evangelho causa mudanças extraordinárias, pessoas que antes criam em artes mágicas agora estão prestando atenção no que Filipe está pregando. 
Simão era tido como uma grande personagem, e diziam: “Este é a grande virtude de Deus”, mas, onde o evangelho chega, a mentira é revelada pela verdade. 
Quem exercia as artes mágicas também passa a crer no evangelho, assim como o próprio Simão. E, pregando acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, assim se batizavam, tanto homens como mulheres. 
Os apóstolos ouviram que Samaria recebera a Palavra do Senhor e enviaram para lá Pedro e João, que oraram pelos irmãos e estes receberam o Espírito Santo. 
Simão, vendo a graça de Deus na vida dos apóstolos, imaginou que pudesse adquirir tal dom pelo dinheiro, mas foi repreendido por Pedro, que disse que ele não tinha sorte nem parte naquela palavra porque seu coração não era reto diante de Deus. 
Em sequência, “tendo eles, pois, testificado e falado a palavra do Senhor” ali, voltam Pedro e João para Jerusalém anunciando o evangelho por todas as aldeias dos samaritanos. 

III – As Escrituras Devem Ser Explicadas (vv. 26-40) 
O evangelho trouxe novas oportunidades para o homem. Portas que outrora estavam fechadas agora estão se abrindo para aqueles que estão sendo chamados. 
Os eunucos, por serem pessoas fisicamente mutiladas, tinham sido excluídos dos privilégios de Israel (cf. Dt 23.1). 
Porém, existia uma palavra de Deus para os excluídos (Is 56.3-5). 
Onde havia barreiras para se chegar a Deus, agora o evangelho está mostrando que é tempo do cumprimento das promessas; contudo, era necessário compreender as Escrituras. 
Houve um eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, um adorador, que no retorno de Jerusalém se encontrava em um lugar deserto, lendo o profeta Isaías. 
Mas não entendia o que ali estava escrito; então o Senhor dirige Filipe até a ele para lhe explicar as Escrituras. E a pergunta de Filipe para iniciar a evangelização é: “Entendes tu o que lês?” 
Como entender se não há quem explique? Este é o clamor do mundo. E Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura (Is 53.7-8), lhe anunciou a Jesus, o Autor da salvação. 
Tudo o que o homem tem de impedimento de se achegar a Deus agora está sendo derribado, cumprindo-se o que já fora predito pelo Senhor, que chamaria muitos para junto de Si. O eunuco creu de todo o coração e confessou que Jesus Cristo é o Filho de Deus, e foi batizado sem impedimento algum. 
Filipe continua sua jornada anunciando o evangelho em todas as cidades até Cesaréia. 

Conclusão 
Verdadeiramente, o evangelho, as boas novas de Deus para o homem, precisa ser explicado pelas Escrituras, apresentando-se Jesus Cristo – o mistério de Deus (Cl 2.1-3). 
Pois há muitas promessas de Deus, em Cristo, para o homem, as quais este ainda não conhece. E, através do evangelho, o homem passa a conhecer os planos de Deus; para tanto, todas as barreiras são derribadas, quer sejam culturais, sociais ou religiosas. Este é o desafio da evangelização.

PARA USO DO PROFESSOR



AUTORIA
Comissão da Escola Bíblica Dominical das Assembleias de Deus Ministério Guaratinguetá-SP.

APOIO
Rede Grata Nova de Evangelização
Rádio Net Grata Nova
Fundada em 29 março de 2009 por Moisés Moreira



Baixe o aplicativo Rádiosnet e ouça nossa rádio no celular onde você estiver 
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-net-grata-nova/16059
https://www.radios.com.br/

INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL E DIVULGUE-O PARA OS SEUS AMIGOS E IRMÃOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário